Novo serviço do IVC favorece o planejamento de mídia e checking, disponível em duas vertentes, auditoria de audiência e auditoria de campanhas
O mercado de streaming passa a contar com dados auditados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). O novo serviço de auditoria de streaming contempla canais do YouTube e a CazéTV, maior canal de esportes da internet brasileira, é a primeira filiada para esse lançamento, oferecendo a agências e anunciantes informações verificadas de forma independente.
A auditoria de streaming é realizada em duas vertentes. Uma delas é importante para o planejamento de mídia, a auditoria de audiência, que se refere ao número de inscritos, visualizações, visitas, usuários únicos e tempo de exibição.
Por meio de acesso ao YouTube Studio, ferramenta de analytics dentro da plataforma, o IVC consegue aferir o que acontece minuto a minuto, verificando se os números apresentados sobre a audiência do canal são consistentes. Essas informações serão apresentadas em relatórios mensais, incluindo dados do canal como um todo e números específicos de cada atração. No caso do Campeonato Brasileiro, tomando como exemplo a CazéTV, são reportadas informações totais compiladas, bem como de cada partida transmitida.
Ainda sobre as transmissões individualizadas dos jogos, os dados de audiência são do período referente ao live streaming. Já as visualizações posteriores, on-demand, são reportadas nos números mensais totais do canal. Os relatórios da auditoria de audiência estarão disponíveis para todos os filiados ao Instituto.
A segunda frente voltada ao streaming é a auditoria de campanhas, que certifica não somente os dados de audiência naquele determinado horário, mas a inserção publicitária durante a transmissão do conteúdo. Não se trata da publicidade comercializada pelo YouTube, como, por exemplo, de preroll ou midroll. A auditagem do IVC afere a entrega da veiculação da publicidade vendida pelo publisher em qualquer formato, exibido durante a transmissão do evento.
A auditoria de campanhas no streaming deve ser contratada à parte, individualmente, e antes de sua veiculação. Além disso, a equipe do Instituto precisa saber quais entregas foram contratadas. Desta forma, a verificação afere, de forma automatizada e em tempo real, quando e como aconteceu a inserção publicitária, reportando de forma precisa o que foi observado. O resultado é o checking do que apareceu e para qual audiência.
A demanda por auditoria de campanhas somente pode ser feita em canais filiados ao IVC e o relatório da auditagem pode ser acessado apenas por anunciante, agência e o publisher envolvidos, sendo, no caso da CazéTV, a LiveMode.
Pedro Martins Silva, presidente-executivo do IVC, afirma que o lançamento da auditoria de streaming é um movimento importante dentro da ampliação de portfólio do Instituto, indo cada vez mais ao encontro da crescente digitalização dos meios. Para ele, o IVC brasileiro dá um passo pioneiro e inovador na oferta de serviços de auditoria. O conceito é similar ao que já é oferecido para websites e out-of-home.
O modelo desenvolvido para o serviço voltado ao streaming foi testado durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes. “Com acesso ao YouTube Studio do canal, aferimos se as métricas verificadas representam a realidade e entregamos ao mercado uma informação independente, fortalecendo a transparência em um meio que passa por momento de franca expansão, com o live streaming como um dos pilares de crescimento. O novo serviço atende tanto às necessidades atreladas ao planejamento, quanto ao checking, pontos muito importantes para os anunciantes”, enfatiza o presidente-executivo do Instituto.
“Procuramos o IVC justamente porque sentimos a necessidade de uma solução que refletisse com mais precisão as nossas entregas para as marcas. A CazéTV está operando em um novo modelo de mídia, com formatos e métricas diferentes, e estamos sempre em busca de parceiros com credibilidade que estejam dispostos a construir algo novo junto com a gente. Essa auditoria é um passo importante para dar mais confiança ao mercado e reforçar nosso compromisso com transparência e inovação”, ressalta Christian Mutzig, sócio da LiveMode / CazéTV.
Sobre o Instituto Verificador de Comunicação (IVC)
O IVC é a principal organização voltada à auditoria de mídia no Brasil e tem como missão promover, para o mercado de publicidade, maior transparência e segurança nas tomadas de decisões sobre planejamento e compra de mídia. Atualmente, o Instituto disponibiliza a esse trade dados independentes, por meio dos serviços de auditoria para jornais, revistas, publicações controladas, websites, mídia out-of-home (OOH), streaming e eventos. Nos casos de websites, OOH e streaming, a organização oferece também auditoria de campanhas publicitárias.
O IVC foi idealizado em 1957, no I Congresso Brasileiro de Propaganda, mas sua fundação foi concretizada em 1961, por meio de iniciativa da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Criada pelo mercado publicitário, o Instituto tem composição tripartite no direcionamento de sua gestão, com seu Conselho Diretor formado por lideranças de agências, anunciantes e empresas de mídia.
Cláudio Garcia - LF & Cia Comunicação Integrada 1197491-1152 [email protected] www.lfciacomunicacao.com.br
